Uma das grandes preocupações da escola e de vários segmentos educativos na atualidade é a questão da leitura. Segundo estudos de autores renomados, como Ângela Kleiman, Marisa Lajolo e Eliana Yunes, o desenvolvimento da pratica leitora deve permear o ambiente escolar em todas as séries, pois constitui a substância elementar do aprender.
As iniciativas públicas e privadas, como Bibliotecas Itinerantes, rodas de leituras, leitura oral, dramatização de obras literárias, são importantes para que se desenvolva a leitura prazerosa e o hábito pela leitura.
Neste sentido, a Biblioteca Pública de Maetinga Rosilda Alves Leite, fundada pela Secretária de Educação, Saadia Alves Silva, em 2009, além de apresentar-se como referência na região, realiza vários projetos de incentivo à leitura. A biblioteca localiza-se no centro da cidade, com expediente diário, nos turnos matutino e vespertino. Seu acervo é muito diversificado, o qual consta livros de literatura infanto-juvenil, contos, poemas, romance, periódicos, jornais, revistas e os livros da memorável escritora/poetisa da região, Rosilda Alves Leite.
Diran, Núbia e Elizandro
Diran Fernandes Dutra, Coordenador da biblioteca salienta: “a biblioteca é aberta a todos os públicos. A leitura pode ser realizada no interior da biblioteca ou os leitores podem levar o livro para casa, desde que façam o cadastro. Convido todos para conhecerem e usufruírem do nosso acervo”.
Já Elizandro Araújo, Infoeducador da biblioteca, explica a pedagogia aplicada: “geralmente realizamos o projeto Biblioteca Itinerante nas praças e na zona rural. Sempre vamos à comunidade e fazemos uma dramatização do livro junto aos alunos e comunidade, para em seguida apresentarmos o livro. Acredito que não há nada que machuque mais o poeta do que o livro na instante”.
Núbia Santos Soares, também Infoeducadora, relata “procuraremos realizar mais oficinas e palestras para atrair todos os públicos, pois esperamos que os jovens se interessem mais pela leitura, que ela seja mais interessante e reflexiva”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!