Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MORADORES DAS COMUNIDADES DE POÇO E MIRANTE CRITICAM PREFEITO DE BRUMADO SOBRE AS DEMOLIÇÕES DOS COLÉGIOS NAS REFERIDAS COMUNIDADES




No dia 5 de fevereiro de 2012, o relato visitou as fazendas Mirante e poço para ouvir as pessoas a respeito das demolições dos prédios escolares das referidas comunidades. E presenciamos de perto o sentimento daquele povo que lamentou o inesperado acontecimento. Segundo os moradores tudo aconteceu de forma inexplicável, e que os bens destruídos eram de grande valor para eles que vem utilizando os mesmos a mais de 30 anos, para fazer reuniões comunitárias, associações, escolas para seus filhos, e ater eventos festivos. Vejam abaixo depoimentos dos moradores:


Osorino Neves dos Santos: `` esse prédio foi feito em 1970, ai foi onde a gente estudou,ai era aonde a comunidade reunia,foi criada uma seção eleitoral a mais de 20 anos, e foi também aonde a 13 anos fundamos a associação,depois que os alunos foram para o colégio vizinho, nos ficou cuidando desse prédio como sede da associação,e cuidamos dele também como seção eleitoral da fazenda mirante.foi destruído o prédio,a gente tinha la cadeira, mesa, armário da associação,essas coisas eles levaram embora, derrubou o prédio e levaram as coisa. A gente considera como um roubo, a associação não tem nada haver com as prefeituras temos tudo lavrado em atas, as coisas da associação não foi de prefeitura.não temos conhecimento que Brumado construiu alguma coisa aqui, tudo  aqui é feito pelo o município de Aracatu, a saúde, educação, estrada. Ficamos muitos sentidos porque o prédio ajudava as mães dos alunos voltarem mais cedo para casa nos dias de eleições, e era mais perto para as nossas crianças estudarem. Essa comunidade ficou muito abalada.. ´´ ai seu Osorino emocionou.

Melvino Caetano Bonfim: “também derrubou o nosso colégio la do poço, eu não achei muito bom não, porque o caras chegaram e sem pedir eles  meteu o trator e derrubou, esbagaçou tudo, agora os alunos tem que sair pra fora”.

Dona Maria. Moradora do lugar há 54 anos diz: “foi muita crueldade, eu vendo aquelas madeiras, aquelas telhas caindo tudo no chão eu pedir eles para não derrubar, e era aí que a maquina passou por cima de tudo. Eu sou portadora de câncer e a minha animação era aquelas crianças, Não quero que as coisas aqui sejam comandadas por brumado, em Aracatu temos assistência, e as criancinhas daqui não pode ficar sem escola, o medico disse que eu não posso levar susto e aquele dia foi horrível”.

Dona Iraci. Vizinha do prédio demolido da fazenda poço diz: “Tudo aconteceu de um jeito agressivo, quebraram a porta e entraram e depois derrubou o resto, disse que vai construir um posto de saúde aqui, mais eu não vou doar o terreno, porque a saúde em Aracatu é melhor pra nos, é mais perto e Aracatu vem dando assistência nos em tudo”.

Ana Oliveira Pinheiro: “rapidinho eles derrubaram tudo, esses prédios eram importantes por causa das crianças pequeninas que não podia sair pra longe. Não queremos ir para Brumado, estamos no fundo do município, e Aracatu é mais perto facilita pra nos, as crianças chorou com a derrubada dos prédios, e ainda fizeram resenha que nos estavam desmaiados”.

Osvaldo José da silva: “o prefeito de Brumado mandou aí, e derrubou os prédios sem comunicar nada com nos, não acontecia nada crave aqui nos prédios e eles vem derrubou, quero que a nossa região fique com Aracatu, foi sempre assim, por quer mudar”?

Antonio Eliseu de Souza: “não precisava fazer uma privacidade dessa com a gente,se quer a parte do município,mas não precisava fazer isso,se eles quer o município por que não deixou pelo menos os prédio de pé? Tem 40 e tantos anos que nos votam em Aracatu,isso foi uma privacidade,nos somos lutador de Aracatu,nos gosta de Aracatu,do povo de Aracatu, nos não queremos transferir nossas atividades para brumado. preferimos pagar multa do que transferir documentos para brumado.destruiu,fizeram gosto ruim”.afirma.

José dos santos, morador do lugar há 60 anos: “isso foi  esquisito, não pode,não largamos de ser de Aracatu pra ir para Brumado de maneira nenhuma, para mim Aracatu é melhor do que Brumado ,a saúde em Aracatu é boa demais”.


foto e texto:HERMES LEITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!