Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aracatu:A Melhor Festa de São Pedro do interior da Bahia

Tudo começou por volta de 1893, quando nosso município ainda era um Arraial conhecido pelo nome de GAMELEIRA DOS MACHADOS. Os primeiros moradores que aqui chegaram, perceberam a grande quantidade de lajedos e relacionou os mesmos ao Apóstolo PEDRO que em latim significa pedra “PEDRA”.
A igreja só celebrava missa no dia 29 de junho de cada ano, dia consagrado a São Pedro, nosso padroeiro. Às vezes tinha uma celebração em dezembro. O São Pedro (festa profana) que a cada ano recebe um número muito grande visitantes, tornou-se uma festa de grande importância em toda a região, contando com a participação da prefeitura e com o entusiasmo da comunidade. A comunidade escolhia um festeiro para ser o responsável pela festa do ano seguinte. Era uma festa mantida por nove noites de leilões, que começava no dia 20 de junho com as novenas e ia até o dia 28, véspera da missa, ponto alto da festa, a Festa profana consistia em oferecer contribuições à Igreja para serem arrematadas pelos “MORDOMOS” figura escolhida pela comissão da festa para fazer as honras para a sua “PARCEIRAS” (pessoa também escolhida pelos festeiros, chamados assim, carinhosamente pelos participantes da comunidade).
O leilão era arrematado na noite que lhe fora determinada pelos festeiros. Com as dificuldades do tempo, o mordomo vinha deixando de cumprir com o seu papel, e a festa de São Pedro, ficando mais difícil de ser realizada. A partir de 1976, através de uma Lei Nº. 128/76, a Prefeitura passou a contribuir com a Festa. E a partir de 1989 através da Lei Municipal nº. 231/89, assumiu o comando total das festividades.
Também foi acrescendo aos festejos a queima da “DONA MARIA BRANCA”, que se trata de um show pirotécnico; consistindo na exposição de uma boneca recheada de fogos de artifícios, a partir do momento que acende o pavio, começa a girar produzindo um maravilhoso espetáculo de luzes, cores e formas, este espetáculo dura em média dez minutos e, ao final, permanece intacta, cada ano é inovada. O criador da Maria Branca, João Xavier Cotrim, natural da cidade de Rio de Contas hoje falecido, passou sua arte para um de seus ajudantes fazendo com que este espetáculo continuasse vivo.
A boa localização do nosso município, seu fácil acesso, as atrações mantidas pela prefeitura, tudo isso vem garantindo um expressivo número de visitantes, principalmente das pessoas naturais de Aracatu que residem em outros estados e reservam esta época do ano para retornar a sua terra natal e saborear das comidas e bebidas típicas, além de toda alegria proporcionada pela festa.
Nos últimos anos, apesar das dificuldades, mas com o apoio de toda a população, a prefeitura tem esforçado ao máximo em sempre aumentar o nível da organização desta grande festa.
 
Hermes Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!