Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

sábado, 24 de novembro de 2012

Aracatu: Paróquia São Pedro capacitam pedreiros para construção de cisternas de 52 mil litros



 O Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu (BA), realizou capacitações para pedreiros, que constroem a tecnologia da cisterna-calçadão, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água para a produção de alimentos, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Ao todo, 20 pedreiros participaram das atividades realizadas na Comunidade de Vereda do Meio, no município de Maetinga, e na Comunidade Lagoa do Eduardo, em Aracatu.
A capacitação possibilitou aos pedreiros o desenvolvimento de conhecimentos, aprimoramento e aperfeiçoamento em torno do processo de construção de tecnologias das cisternas. Além disso, os pedreiros puderam conhecer dinâmicas de mobilização pela a convivência sustentável no Semiárido brasileiro e relataram o que aprenderam nos encontros de troca de experiências entre famílias de agricultores e agricultoras.
A maioria dos pedreiros já possuía experiência na construção de cisterna do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), que tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água para consumo humano. O pedreiro Geraldo Santana Ataíde, de 53 anos, da comunidade de Lagoinha, município de Jânio Quadros, já faz a cisterna pequena desde 2008. Ele viajou 42 km, para participar da profissionalização da construção de cisterna-calçadão de 52 mil litros do Programa Uma Terra e Duas águas (P1+2), formada por uma área de captação, um reservatório e um sistema de irrigação. Com ela é possível irrigar um quintal produtivo ou ter água para a criação de pequenos animais.
Os instrutores explicaram passo a passo de como construir a cisterna-calçadão e relataram que os pedreiros estão extremamente aptos a dar continuidade às construções e entregar todas as cisternas com qualidade.
O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA está construindo nos municíios de Presidente Jânio Quadros 15 cisternas-calçadão e de enchurrada, 11 barreiros trincehiras, 02 tanques de pedra e 1 barragem subterrânea, insralando 2 bombas populares em poços artesianos e vai apoioar a crianção de um banco de semtentes. As tecnologias atendem também os municípios de Aracatu, Maetinga e Caraíbas.

Com informações da ASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!