Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Proza dos Cumpadi


-Boa tarde cumpade.
-Boa tarde cumpade.
-Cuma vai cumpade?
-É cumpade, vô ino briquitano na peleja. E ocê cumpade? Cuma ta?
-É cumpade, eu num tô muito bom não.
-Pruque cumpade?
É pruque além da idade, dos discaso e dos fregelos a apusentação num tá dano pra nada.
-É cumpade, mais mesmo assim tem muita gente que não faiz mais nada sonhano com ela.
-Pois é cumpade. Dispois de muitos anos de trabalho e sufrimento é a única merrequinha que sobrou pra nóis. E tá sendo disputada e biliscada pelos dono de mercado e impresti consiguinadi. Sem falar das outra taxas absurdas que nóis paga. Num sobra nem um reali pra mim dá meu neto.
-Cumpadi, se nóis fô tirar as conta do que temos que pagar com esse dinherim, nóis vai ficar é doido. A pressão vai subir, as mão vai tremer e a bengala vai cair.
-É cumpade, temos que rebolar com R$ 510, 00. A conta é cumpricada, mas vamo ver se dá pra fazer.
R$ 50 do açougue, R$ 40 do telefone, 35 do gais, 30 da embasa, 25 da luiz, 20 do leite, 20 do caixão, 45 do PTU, 8 do sindicati pra receber a GELART e R$ 6, 80 de IOF.
-O que é IOF cumpade?
-Sei lá cumpade.
-Cumpadi!!! Só aí deu R$ 279, 80 00!!!
Sem falar no da farmácia!
-Não sobra nem pra comprar uma roupa. Parece feitiço!
-E para piorar a situação. Tão dizendo por aí que vamo ter que pagar até as taxas da área de lazer.
-Onde tá o lazer cumpade?
-Fala baixo cumpade! É pirigoso!!!
-Cuma assim cumpade?
-Depois eu explico cumpade, é segredo.
É cumpade. A única coisa que inda pudemos desfrutar é da bondade de Deus. Pruque o resto já não anima mais. É tanto os discaso que faiz até a pressão artiá.
-É verdade cumpade!
-Dispois que ficamos véio, perdemos o valor.
-É isso que me instristece, se não fosse nóis, não tinha os mais novo. E tem muitos novos que só lembra de nóis na hora de pedir um troco emprestado. Ou então para pegar nossas declaração pra fazer o salário maternidade.
-Cumpade, cumpade é verdade!
-Temo que contar com a sorte, pruque tem muitos por aí que para se ver livre de nóis e da nossa decadência, nos maltrata e quer até colocar nóis nos asilos para não ter que zelar de nois.
-Pra ser sincero eu não vou queixar muito, pruque além disso o dono do mercado disse que vai segurar o meu cartão. E aí? Como vou cuidar de mim e dar uma ajudinha meus netos?
-Cumpade, a coisa tá feia!
-Já diz um véi dito, quando o homem fica véio, as perna enfraquece, a barriga cresce, o queixo desce, os dente apodrece, as vista escurece, o negócio amolece e a solução é fila do INSS.
Cumpade, pára por aí! Dispois nóis pruzea mais, pruque tá chegando a noite, é hora do horário político e eu vou assistir pra ver as propostas. Qualquer eu ligo pra você. Depois ligamos para 135.
-É cumpade! Dessa veis vô votar na muié. Pruque votei em homi a vida toda e nunca miorô pros apusentado.
-Cumpade nem quero tocar em política pruque tá uma pudridão. Amanhã nóis pruzia mais. Eu também vou lá em casa. O resto das nuvidade nóis lê no Jornali O Relato.
Isso se as vista ajudá pruque perdi meu óculo e a rádia ta fora do ar pra mim mandar Ivo Moreno anunciá.
-Té manhã cumpade!
-Té manhã cumpade!

Hermes Leite

jornalorelato@hotmail.com
(77) 8135-7089

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!