Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O ARTISTA JAIME DE SOUZA NÃO ESQUECE DO SERTÃO

“Quem bebe desta água, nunca esquece”.
                                                                   Ditado popular



A distância geográfica não caracteriza empecilho para Jaime de Souza marcar presença todos os anos no seu ventre natural. Oriundo da Fazenda Lambedor, em Aracatu, no sudoeste baiano, de origem sertaneja, labutou entre os quiabentos, a colheita do feijão e o trabalho árduo de buscar água em lugares distantes em tempos de seca. No ensejo de melhor trabalho, migrou aos 17 anos para São Paulo, e não esqueceu suas raízes sertanejas. Inspirado por Chitãzinho e Xororó, conseguiu conciliar o trabalho e a música do Sertão, gravando CDs e impressionando tanto os paulistas quanto os baianos. Jaime de Souza, passando temporada de férias no município, emocionado declara ao Relato: “aos meus 17 anos, deixei minha região, onde reside com meus pais. Foi muito bom para mim, pois além do que eu sabia, aprendi outras coisas com outros povos. Lá eu me encontrei com meu trabalho e consegui encontrar a música que sempre gostei. Acho que todos os nordestinos que saem da sua terra natal para melhorar de vida, sempre deixam uma saudade, uma raiz. Eu não fui diferente dos demais. Cheguei a São Paulo e não tinha parentes, nem amigos, tive que fazer tudo isso. Eu ficava solitário, então ouvia muito rádio. Um dia ouvindo um programa de rádio, chamado Rádio América, na rádio Nove de Julho, estava Chitãozinho e Xororó e me comovi com os dois meninos e com a música sertaneja, pois ela conta a história do povo da roça, da sua essência e então comecei a cantar”.
O artista salienta que o importante é a letra da música, indepentende do compositor: Procuro músicas de composição minha, de parceiros e de compositores que a gente simpatiza pela letra. Não importa de quem ela veio, o importante é o conteúdo. E todo artista procura um conteúdo para se encontrar”, finaliza.
Segue trecho da canção " O que nunca será esquecido", de composição de Jaime de Souza e Zé da Mata:

Distante da minha terra
que um dia me viu nascer
Só a tristeza e a saudade
faz meu coração doer
Sufocando minha mágoa
Choro mesmo sem querer
Sou filho da natureza
Tenho orgulho em dizer
O Sertão é meu lugar
foi ele quem me viu nascer.

Contatos para shows: (011) 4655 3617; 9934-6171

Foto e texto: Erivan Coqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!