Rádio Voz Aracatu. Sua voz.

Ouça a Voz Aracatu. Sua Voz.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aracatu: MPA realisam curso de apicultura na comunidade de Passagem do Lajedo



  Nos dias 08, 09 e 10 aconteceu na comunidade de Passagem do Lajedo um curso de apicultura  promovido pelo MPA( Movimento dos Pequenos Agricultores)

O curso foi ministrado por José Simão da EBDA ( Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola)
 As pessoas que participaram  foram agricultores das comunidades de Passagem do Lajedo e Baraúnas que são ligados ao movimento.
No local está sendo implantada a casa do mel, um projeto inovador que foi elaborado no intuito de beneficiar o mel e gerar renda para os produtores da região.
Conversamos com Anderson Amaro coordenado do MPA na Bahia que relatou. ``é nesse curso tivemos a parceria do centro de treinamento da EBDA, onde capacitamos 30 agricultores, o curso teve a parte teórica e pratica e partir de agora eles vão ser apicultores. Esse preparo é para ver se a pessoa que vai mexer com abelha não tem alergia, testar os conhecimentos e preparar o trabalhador para saber manusear a apicultura com conhecimento. Nesse curso teve o trabalho de campo onde os participantes aprenderam como fazer a captura das abelha, como também a construção do apiário que é o lugar onde cria as abelhas, tem varias caixas, trabalhamos também sobre as floradas e as qualidades de mel que já temos na nossa região para ver a qualidade do mel e vamos melhorar. A atividade apícola impulsiona a agricultura porque ela é educativa em vários aspectos do ponto de vista alimentar nutricional, ambiental, cultural, educacional, ensina as pessoas a preservar e não desmatar a natureza na nossa caatinga que tem esse bioma tão rico e produz os melhores méis do pais.
Já temos esse empreendimento em 9 municípios da Bahia, temos mais 4 em faz de estágio de convênios. Já distribuímos os kits dos apicultores completos com vestimentas melgueiras,  formões,  caixas, foi um investimento na ordem de R$ 140.000 mil, a casa esta na parte final só falta agora montar os equipamentos para começar a produção, acreditamos que faremos a inauguração agora no final do ano. É um investimento para o futuro porque o agricultor pode continuar plantado o seu milho, o seu feijão, cuidar das criações e obter uma atividade nova para agregar e aumentar a rendas dos camponeses, a casa do mel é vistoriada pela ADAB e vai ter todos os selos de inspeções, iremos exportar mel para todo o pais, e futuramente  outros países irão importar o mel da nossa querida Aracatu.
Nosso forte é a luta, não temos nem um vinculo político a não ser políticas publicas de desenvolvimento na organização onde pautamos o estado com reivindicações de projetos e propostas de  melhorias no campo.
O MPA está em 17 estados brasileiros, na Bahia estamos em 36 municípios. É um movimento forte, quem não conhece até critica mas depois que começam a participar toma gosto e vontade e vai a luta, aqui em Aracatu já conseguimos renegociações das dividas dos pequenos agricultores, implementação de rede elétricas, vários cursos, casa do mel, habitações populares e iremos construir mais 16 habitações rurais no começo do ano que vem.
Então é isso, estamos organizados e iremos a luta pelos os direitos do homem do campo, somos camponeses e temos a certeza de que não paramos, sabemos que no campo da para viver decentemente e com dignidade, é só valorizar aquilo que temos de bom, a nossa agricultura, o nosso povo, a nossa terra."























































                                             Hermes Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!